top of page

Artigos sobre Infiltrações

Garagens com infiltração desvalorizam o imóvel


Condomínios devem realizar manutenção periódica na garagem, para evitar que as infiltrações coloquem em risco a segurança e gerem desvalorização do imóvel.

Todo candidato à compra de um apartamento sempre inspeciona com muita atenção as condições da garagem. Geralmente vai até lá para ver a facilidade (ou não) de estacionar o veículo, mas acaba vendo as condições gerais desta importante área do prédio.

Se a garagem é de fácil acesso, limpa, arejada e seca, acrescenta pontos na avaliação de compra. Porém, se for detectada a presença de pontos de infiltração, a desistência é quase certa. Mesmo não sendo um especialista em engenharia, os potenciais compradores sabem que infiltrações presentes indicam a má manutenção da edificação. Não se trata apenas de uma questão estética, mas de segurança, já que os problemas causados pela água podem comprometer o concreto e a ferragem que sustentam a construção.

Infiltrações em concreto não podem ser negligenciadas. O problema precisa ser resolvido de maneira definitiva. Do contrário, a água vai continuar danificando o aço num processo lento e perigoso.

A água, em contato com a estrutura do prédio, faz com que o concreto se desprenda da ferragem, acelerando o processo de corrosão, o que pode até provocar um desabamento. Os moradores também sofrem com a umidade, pois o surgimento de estalactites, bolor e mofo torna o ambiente insalubre e leva a problemas respiratórios. Além disso, os veículos podem ser danificados em caso de goteiras. A água passa por um processo de carbonatação ao atravessar o concreto e provoca uma mancha branca na pintura do carro, gerando prejuízo potencial para o condomínio, já que o dono pode querer ser indenizado.

Solução

Localizar o problema nem é tão difícil, mesmo porque os condôminos prejudicados vão logo apontar problemas nas garagens, nos carros, etc. O que preocupa é a terrível ideia de quebrar tudo para poder trocar a manta de impermeabilização.

Quebrar tudo e trocar a manta, até bem pouco tempo, não era pensamento só dos gestores de condomínio. Até mesmo engenheiros e construtores só imaginavam essa desgastante solução, pois nos tempos de faculdade esta era a única maneira ensinada. A troca da manta ainda pode ser viável, mas não é mais a única e nem mesmo a mais econômica.

Evolução e Adequação das Tecnologias

Nos últimos anos novas tecnologias surgiram na área de construção civil. E aí incluímos formas de solucionar infiltrações por método não destrutivo. A VEDASEMPRE AFFA é destaque neste segmento. Desenvolveu em 1999 o seu método exclusivo ICQF®, que consiste na aplicação de um produto de base vinílica, através de injeção no sentido contrário ao do vazamento, preenchendo todos os espaços existentes no interior da estrutura, indo até a origem da infiltração. A VETARE é a Aplicadora Autorizada da VEDASEMPRE para o estado da Bahia.

Vale a pena o “Quebra-quebra” ?

Realmente, ter que quebrar toda uma área do Playground, por exemplo, custa muito caro. Sem contar com os transtornos decorrentes de longas interdições, ruído, poeira, entulho e todos os transtornos causados por esse tipo de obra.

Imagine, então, quando é necessário repor revestimentos nobres, caros ou raros?

Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, a VEDASEMPRE elimina definitivamente as infiltrações sem nenhum tipo de demolição. Tudo é feito sem quebrar nada e sem gerar entulho. Já atendemos mais de 4.000 condomínios e construtoras em todo o Brasil, com 100 % de satisfação dos clientes.

Os principais diferenciais são:

  1. Agilidade

  2. Limpeza

  3. Execução dos serviços mesmo sob chuva

  4. Garantia de até 15 anos


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page