INFILTRAÇÕES

As causas, os Riscos, onde surgem e como elas se manifestam

As Causas

O concreto começa a se deteriorar desde o momento da concretagem. Com o passar do tempo, a situação se agrava devido aos agentes ambientais e estruturais que se apresentam.

É uma degradação lenta e silenciosa com múltiplas causas, cujas principais estão descritas nas ilustrações abaixo:

Os Riscos

As infiltrações precisam ser eliminadas com soluções definitivas. Arranjos paliativos podem ser mais nocivos do que se imagina, pois costumam apenas vedar a saída da água. Se a água continua entrando, o processo de deterioração será ainda mais acelerado e danoso. Veja abaixo os principais riscos das infiltrações:

Onde mais aparecem

Nossos registros estatísticos -- colhidos ao longo de 17 anos -- mostram que aproximadamente 85% das infiltrações em edificações residenciais se manifestam nas garagens situadas logo abaixo do playground. As demais surgem sob piscinas, jardineiras, coberturas e caixas d'água. A ilustração abaixo, indica os locais mais vulneráveis:

Os Principais tipos

Existem diversas formas de infiltrações em concreto. Contudo, as mais corriqueiras são as trincas,  as bordas de ralos (bolsões), as das juntas de dilatação e as das juntas frias. Embora não muito comuns, também ocorrem em juntas de construção e as chamadas cortinas. Veja, abaixo, as ilustrações das 4 principais:

Trinca

Ralo

Junta de dilatação

Junta fria

(71) 4141-6369

       (71)  99329-4700