top of page

Artigos sobre Infiltrações

As Chuvas Estão Chegando


Todos sabemos o quanto as chuvas nos ajudam na manutenção da vida, mas há uma categoria de pessoas que veem este período chuvoso com certa preocupação: são os síndicos e administradores prediais.

É justamente neste período que essas pessoas precisam fazer inspeções cuidadosas nas estruturas do prédio, com ênfase nos pavimentos de garagem que ficam logo abaixo do playground. É ali onde 85% dos problemas de infiltração em concreto se manifestam. E como trazem problemas...

Para evitar transtornos mais graves, as infiltrações devem ser tratadas imediatamente ao serem percebidas, pois o problema só tende a crescer e se agravar, podendo trazer sérios problemas para o condomínio.

Porque as Infiltrações aparecem?

Uma impermeabilização estando íntegra garante que toda água de chuva que cai sobre as estruturas descobertas seja escoada através dos drenos (ralos) existentes naquelas áreas. Outra parte desaparece pelo efeito natural da evaporação.

Entretanto, falhas no sistema de impermeabilização (geralmente pequenos rompimentos localizados) fazem com que a água penetre no concreto e busque, por gravidade, uma saída na face inferior da estrutura. Antes, porém, de começar a sair por baixo, esta água costuma causar alguns estragos pelo caminho, tais como oxidação da armadura (ferragem que fica no interior do concreto) e erosão do concreto, gerando silenciosos danos no médio prazo.

O que fazer

De nada adianta buscar soluções paliativas, tais como refazimento de rejuntes, aplicação de cimentícios ou mesmo de produtos viscosos. É bom frisar que a troca/manutenção periódica do rejunte é uma medida correta e necessária, mas que não tem ação impermeabilizante. O que realmente promove a impermeabilização é a manta que fica abaixo do contra-piso. As infiltrações ocorrem quando há o mínimo rompimento nesta película.

Há poucas opções de solução definitiva desta falha na manta. A primeira delas é a substituição de todo o sistema, removendo piso, contra-piso e esquadrias para substituição da manta. Este método é recomendado para casos de falência generalizada da manta. Sua implementação é complexa, pois envolve longas obras e longos períodos de interdição.

Outra solução eficaz é a injeção química. Muito mais simples, ela age apenas na área comprometida, de forma “cirúrgica”. Não envolve obras, demolições e nem interdições. É um trabalho rápido e limpo.

Mas é preciso ver o que será injetado. Nada de utilizar produtos tóxicos ou inflamáveis. Também é preciso verificar se a viscosidade do produto a ser injetado permite que a injeção vá atingir a origem da infiltração. Não se deve aplicar um produto que vai fechar apenas a saída da água, sem eliminar a entrada dela na estrutura. Se a água continua entrando, o processo de erosão se tornará muito mais grave com toda a umidade acumulada dentro da estrutura.

Método VEDASEMPRE. Solução Definitiva e até 15 Anos de Garantia

O método utilizado pela VETARE, foi criado pela VEDASEMPRE em 1999 e já atendeu mais de 4.000 edificações em todo o Brasil. É o único que utiliza o Gel INJECT MAX que, na sua forma inicial, tem a mesma viscosidade da água e, por isso, consegue penetrar em todas as fissuras e microfissuras até atingir a origem da infiltração, impedindo que a água volte a entrar.

Cerca de um minuto e meio após a injeção, o INJEC MAX se transforma em um gel, com mais de 300% de elasticidade, suportando todas as movimentações que a estrutura vier a sofrer (dilatação, contração, flexão, torção etc).

A Garantia dos serviços é de até 15 anos.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page