Garagens com infiltração desvalorizam o imóvel
Condomínios devem realizar manutenção periódica na garagem, para evitar que as infiltrações coloquem em risco a segurança e gerem desvalorização do imóvel.
Todo candidato à compra de um apartamento sempre inspeciona com muita atenção as condições da garagem. Geralmente vai até lá para ver a facilidade (ou não) de estacionar o veículo, mas acaba vendo as condições gerais desta importante área do prédio.
Se a garagem é de fácil acesso, limpa, arejada e seca, acrescenta pontos na avaliação de compra. Porém, se for detectada a presença de pontos de infiltração, a desistência é quase certa. Mesmo não sendo um especialista em engenharia, os potenciais compradores sabem que infiltrações presentes indicam a má manutenção da edificação. Não se trata apenas de uma questão estética, mas de segurança, já que os problemas causados pela água podem comprometer o concreto e a ferragem que sustentam a construção.
Infiltrações em concreto não podem ser negligenciadas. O problema precisa ser resolvido de maneira definitiva. Do contrário, a água vai continuar danificando o aço num processo lento e perigoso.
A água, em contato com a estrutura do prédio, faz com que o concreto se desprenda da ferragem, acelerando o processo de corrosão, o que pode até provocar um desabamento. Os moradores também sofrem com a umidade, pois o surgimento de estalactites, bolor e mofo torna o ambiente insalubre e leva a problemas respiratórios. Além disso, os veículos podem ser danificados em caso de goteiras. A água passa por um processo de carbonatação ao atravessar o concreto e provoca uma mancha branca na pintura do carro, gerando prejuízo potencial para o condomínio, já que o dono pode querer ser indenizado.
Solução
Localizar o problema nem é tão difícil, mesmo porque os condôminos prejudicados vão logo apontar problemas nas garagens, nos carros, etc. O que preocupa é a terrível ideia de quebrar tudo para poder trocar a manta de impermeabilização.
Quebrar tudo e trocar a manta, até bem pouco tempo, não era pensamento só dos gestores de condomínio. Até mesmo engenheiros e construtores só imaginavam essa desgastante solução, pois nos tempos de faculdade esta era a única maneira ensinada. A troca da manta ainda pode ser viável, mas não é mais a única e nem mesmo a mais econômica.
Evolução e Adequação das Tecnologias
Nos últimos anos novas tecnologias surgiram na área de construção civil. E aí incluímos formas de solucionar infiltrações por método não destrutivo. A VEDASEMPRE AFFA é destaque neste segmento. Desenvolveu em 1999 o seu método exclusivo ICQF®, que consiste na aplicação de um produto de base vinílica, através de injeção no sentido contrário ao do vazamento, preenchendo todos os espaços existentes no interior da estrutura, indo até a origem da infiltração. A VETARE é a Aplicadora Autorizada da VEDASEMPRE para o estado da Bahia.
Vale a pena o “Quebra-quebra” ?
Realmente, ter que quebrar toda uma área do Playground, por exemplo, custa muito caro. Sem contar com os transtornos decorrentes de longas interdições, ruído, poeira, entulho e todos os transtornos causados por esse tipo de obra.
Imagine, então, quando é necessário repor revestimentos nobres, caros ou raros?
Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, a VEDASEMPRE elimina definitivamente as infiltrações sem nenhum tipo de demolição. Tudo é feito sem quebrar nada e sem gerar entulho. Já atendemos mais de 4.000 condomínios e construtoras em todo o Brasil, com 100 % de satisfação dos clientes.
Os principais diferenciais são:
Agilidade
Limpeza
Execução dos serviços mesmo sob chuva
Garantia de até 15 anos