top of page

Artigos sobre Infiltrações

Não Oculte Infiltrações com Calhas


A simples palavra “infiltração” já é capaz de deixar muitos síndicos com dor de cabeça. Infelizmente é um problema muito frequente nas edificações e, geralmente, nesses períodos chuvosos ele se torna mais visível.

Quase sempre o problema está lá há mais tempo e suas causas podem estar relacionadas à acomodação natural da estrutura, umidade, salinidade, variações térmicas, falhas no projeto ou na execução, falhas executivas, impermeabilização deficiente, etc.

A gravidade é muito maior do que parece

Os prejuízos decorrentes da infiltração podem estar além de estéticos, pois chegam a levar síndicos aos tribunais em defesa do condomínio. Aquelas manchas brancas e estalactites que se desenvolvem nos pontos onde a água escorre são formadas por carbonato de cálcio. Em contato com a pintura dos carros em uma garagem com infiltrações, a água contaminada pode provocar manchas e longas discussões entre o dono do carro e o condomínio. Pode-se considerar que as manchas nos carros são irrelevantes comparadas aos graves problemas estruturais causados à armadura das vigas e lajes quando em contato com umidade em conjunto com os diversos agentes agressivos que se infiltram pelas trincas e porosidades no concreto. Com a oscilação entre períodos secos e chuvosos cria-se o ambiente favorável à degradação da estrutura de concreto, através da penetração dos agentes corrosivos. Umidade, oxigênio, gás carbônico entre outros, são os grandes vilões para o concreto e para o aço das armaduras.

O perigo da improvisação

É comum encontrar em garagens algumas soluções para o problema das manchas na pintura dos carros onde são instaladas calhas fixadas junto às lajes e às vigas para captar a água que desce pelos pontos de infiltração. Entretanto, cabe um alerta para os síndicos e condôminos que as calhas são extremamente prejudiciais à estrutura de concreto e contribuem para a aceleração do processo de corrosão das armaduras. Elas fazem com que se forme uma lâmina de água que, quando evaporada, passa a se condensar na superfície do concreto e pingar novamente para a calha formando um ciclo e mantendo a laje constantemente úmida, acelerando a deterioração da estrutura.

Além de acelerar o processo de corrosão nas armaduras, que causa o destacamento de pedaços de concreto devido à expansão do aço, as calhas ainda ocultam estas patologias que, se não tratadas a tempo, podem levar o elemento estrutural à ruína. O Condomínio deve evitar medidas paliativas e procurar eliminar as infiltrações corrigindo o problema na sua raiz.

De maneira geral, substituir toda a impermeabilização de uma laje pode se tornar outra grande dor de cabeça, pois as mantas asfálticas ficam alguns centímetros abaixo dos pisos e para acessá-las é necessária aquela quebradeira de pisos nobres ou locais inacessíveis.

Tecnologias novas e eficientes

Além da substituição das mantas, existem outros processos de correção das infiltrações menos agressivos. Dentre eles, os métodos de injeção de compostos flexíveis nas trincas, juntas e fendas. O trabalho é feito pela parte de baixo da laje sem necessidade de retirar pisos, floreiras ou playgrounds.

Atuando desde 1999 em São Paulo e outras cidades do Brasil, chegou à Bahia no começo do ano a VEDASEMPRE, empresa detentora da tecnologia ICQF® - Injeção Capilar Química Forçada e vem oferecendo solução segura para estes diversos tipos de problema, sem a necessidade de demolições.

É feita uma injeção de um Gel flexível (expansão de até 300%) sob alta pressão. O produto adere permanentemente à estrutura e veda definitivamente a infiltração. O serviço da VEDASEMPRE tem garantia de 15 anos.

Depoimentos de quem ficou satisfeito

O Sr. Mário Monteiro, Síndico de um condomínio localizado no Horto Florestal, contratou a VEDASEMPRE e ficou extremamente satisfeito com o trabalho da empresa. Afirma: “Eles fizeram uma vistoria no nosso condomínio; apresentaram um orçamento bastante detalhado, inclusive com fotos e realizaram o trabalho de forma rápida e limpa”.

O Administrador de um condomínio de luxo, também no Horto Florestal, Sr. João Carlos Araújo, tem opinião idêntica. Diz ele: “A equipe da VEDASEMPRE se diferencia pela pontualidade, limpeza e qualidade do serviço. Todas as infiltrações foram resolvidas dentro do prazo e sem quebra-quebra. Os moradores estão totalmente satisfeitos”.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page