top of page
whatsapp.png
Buscar

Não Oculte Infiltrações com Calhas

  • sitesidesign
  • 21 de fev.
  • 3 min de leitura


A simples palavra “infiltração” já é capaz de deixar muitos síndicos com dor de cabeça. Infelizmente é um problema muito frequente nas edificações e, geralmente, nesses períodos chuvosos ele se torna mais visível.

 

Quase sempre o problema está lá há mais tempo e suas causas podem estar relacionadas à acomodação natural da estrutura, umidade, salinidade, variações térmicas, falhas no projeto ou na execução, falhas executivas, impermeabilização deficiente, etc.

 

 

A gravidade é muito maior do que parece

 

Os prejuízos decorrentes da infiltração podem estar além de estéticos, pois chegam a levar síndicos aos tribunais em defesa do condomínio. Aquelas manchas brancas e estalactites que se desenvolvem nos pontos onde a água escorre são formadas por carbonato de cálcio. Em contato com a pintura dos carros em uma garagem com infiltrações, a água contaminada pode provocar manchas e longas discussões entre o dono do carro e o condomínio. Pode-se considerar que as manchas nos carros são irrelevantes comparadas aos graves problemas estruturais causados à armadura das vigas e lajes quando em contato com umidade em conjunto com os diversos agentes agressivos que se infiltram pelas trincas e porosidades no concreto. Com a oscilação entre períodos secos e chuvosos cria-se o ambiente favorável à degradação da estrutura de concreto, através da penetração dos agentes corrosivos. Umidade, oxigênio, gás carbônico entre outros, são os grandes vilões para o concreto e para o aço das armaduras.  

O perigo da improvisação

 

 

É comum encontrar em garagens algumas soluções para o problema das manchas na pintura dos carros onde são instaladas calhas fixadas junto às lajes e às vigas para captar a água que desce pelos pontos de infiltração. Entretanto, cabe um alerta para os síndicos e condôminos que as calhas são extremamente prejudiciais à estrutura de concreto e contribuem para a aceleração do processo de corrosão das armaduras. Elas fazem com que se forme uma lâmina de água que, quando evaporada, passa a se condensar na superfície do concreto e pingar novamente para a calha formando um ciclo e mantendo a laje constantemente úmida, acelerando a deterioração da estrutura.



Além de acelerar o processo de corrosão nas armaduras, que causa o destacamento de pedaços de concreto devido à expansão do aço, as calhas ainda ocultam estas patologias que, se não tratadas a tempo, podem levar o elemento estrutural à ruína. O Condomínio deve evitar medidas paliativas e procurar eliminar as infiltrações corrigindo o problema na sua raiz.

 

De maneira geral, substituir toda a impermeabilização de uma laje pode se tornar outra grande dor de cabeça, pois as mantas asfálticas ficam alguns centímetros abaixo dos pisos e para acessá-las é necessária aquela quebradeira de pisos nobres ou locais inacessíveis.  

 

Tecnologias novas e eficientes

 

 

Além da substituição das mantas, existem outros processos de correção das infiltrações menos agressivos. Dentre eles, os métodos de injeção de compostos flexíveis nas trincas, juntas e fendas. O trabalho é feito pela parte de baixo da laje sem necessidade de retirar pisos, floreiras ou playgrounds.  

Atuando desde 1999 em São Paulo e outras cidades do Brasil, chegou à Bahia no começo do ano a VEDASEMPRE, empresa detentora da tecnologia ICQF® - Injeção Capilar Química Forçada e vem oferecendo solução segura para estes diversos tipos de problema, sem a necessidade de demolições.

 

É feita uma injeção de um Gel flexível (expansão de até 300%) sob alta pressão. O produto adere permanentemente à estrutura e veda definitivamente a infiltração. O serviço da VEDASEMPRE tem garantia de 15 anos.

 

Depoimentos de quem ficou satisfeito

 

O Sr. Mário Monteiro, Síndico de um condomínio localizado no Horto Florestal, contratou a VEDASEMPRE e ficou extremamente satisfeito com o trabalho da empresa. Afirma: “Eles fizeram uma vistoria no nosso condomínio; apresentaram um orçamento bastante detalhado, inclusive com fotos e realizaram o trabalho de forma rápida e limpa”.

 

O Administrador de um condomínio de luxo, também no Horto Florestal, Sr. João Carlos Araújo, tem opinião idêntica. Diz ele: “A equipe da VEDASEMPRE se diferencia pela pontualidade, limpeza e qualidade do serviço. Todas as infiltrações foram resolvidas dentro do prazo e sem quebra-quebra. Os moradores estão totalmente satisfeitos”.

 

 

 


 
 
 

Comments


VETARE TECNOLOGIA EM VEDAÇÕES LTDA

Preencha o Formulário Abaixo e Agende uma Vistoria.

download (1).png
download 2.png
Tipo de Edificação
Edifício
Casa
Outro
Local da Infiltração
Garagem
Área Interna
Outro
Estrutura
Concreto maciço/laje nervurada
Pré-moldado
Não sei/Outro
nossos Contatos
Icone_Endereço_edited_edited_edited.png

Rua Jardim Santo Antônio, 202 - Brotas - Salvador (BA)  CEP: 40.285-820​  Tels:         (71) 98887-6369        (71) 4141-6369 

Icone Telefone_edited_edited.png
vecteezy_whatsapp-logo-png-whatsapp-icon-png-whatsapp-transparent_18930506_edited_edited.p

Responsável Técnico: Mateus de Carvalho Melo Silva CREA-BA nº052116949-6 

Post Agenda Semanal Nós Queremos Ver (15
Cópia de Icone Instagram_edited_edited_e
Cópia de icone facebook_edited_edited_ed
Cópia de Icone Youtube_edited_edited_edi

© 2025 Vetare - Desevolvido por IPimenteira Comunicação

bottom of page